A Cassind recebeu na última sexta (21) o sargento Marinho do Corpo de Bombeiros. O objetivo da visita foi de orientar sobre o manuseio dos extintores da instituição. A Cassind possui três extintores, localizados um no corredor, outro em frente ao setor financeiro e outro no hall de entrada da Cassind, o piso é devidamente sinalizado para orientar em caso de incêndio.Para começar a oficina, o sargento Marinho começou explicando a composição do fogo para então compreender como fazer para apagá-lo. Segundo o sargento, para que exista o fogo, é necessária uma condição favorável, juntamente com os três elementos, que são os comburentes (ou oxigênio), o combustível e o calor. Para extinguir o fogo, ou seja, apagar é preciso retirar, um ou mais desses componentes do fogo. Existem três formas de apagar, por resfriamento ao jogar água em um incêndio, é retirado o componente calor, por abafamento, o oxigênio é retirado e evita que entre na reação.
Para usar os extintores é preciso, romper o lacre e apertar o gatilho, dirigindo o difusor para a base do fogo. Não tocar no difusor, pois pode gelar e“colar” na pele, causando lesões.
Quanto aos extintores, que devem estar expostos e existem tipos para cada caso. Observe algumas recomendações importantes do Corpo de Bombeiros:
Mandar os extintores sempre vazios para recarga;
Aprender a usar os extintores de incêndio;
Conheçer os locais onde estão instalados os outros equipamentos de proteção ao fogo;
Nunca obstruir os acessos aos extintores ou hidrantes;
Não mecher nos extintores de incêndio e hidrantes a menos que seja necessário a sua utilização ou revisão periódica.